Por fora bela viola, por dentro pão bolorento. Para os amantes da confeitaria e de uma boa sobremesa, não existe nada mais decepcionante do que a constatação de que esse ditado popular casa com o bolo da festa. Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com um bolo belíssimo que, ao final, tinha um gosto meio duvidoso.
Excessos ao compor os formatos e uso de corantes artificiais e outros elementos sintéticos podem tornar a estrela do evento em algo difícil de engolir. Como aqui, na Cake By Yu, nós valorizamos experiências e resultados essencialmente saborosos, queremos que você também possa reproduzir suas receitas favoritas em casa sem abrir mão do grande protagonista dessa experiência: o bom gosto. Aquele gostinho de quero mais.
Confira as nossas dicas a seguir:
A textura da pasta americana permite com que a criatividade do confeiteiro vá além. Ela é fácil de manusear e cria composições interessantes. Ao invés de comprar a pasta pronta no mercado, que tal tirar um tempinho para fazer a sua própria? Para isso, você precisa de ingredientes como glucose, gelatina sem sabor, gordura vegetal, açúcar de confeiteiro e água morna. Como você vai estar atento às proporções e sovar esta massa, as chances de um resultado final mais agradável e equilibrado são muito maiores. E é possível ainda saborizar a pasta americana, mas sempre com essência oleosa para não perder a textura.
O creme de manteiga é outro “must have” da confeitaria para criar bons recheios, coberturas e camadas em bolos e tortas. Mas a proporção errada pode fazer o gosto da manteiga ficar bem acentuado e comprometer todo o trabalho. Para evitar, basta manter uma proporção razoável entre a manteiga, o açúcar de confeiteiro e o leite, passos que compõem a receita: 250g, 375g e uma colher de sopa, respectivamente. O toque final da chef, a nossa Yu, é não parar no creme ao estilo americano e dar chance ao creme de manteiga suíço: ele leva merengue e fava de baunilha, uma combinação que faz toda a diferença!
Ainda que o resultado da cor final seja mais discreto, os corantes naturais evitam resultados amargos ao paladar, ou aquela sensação de “massa pesada”. O queridinho bolo red velvet, como bem sabemos, é feito com beterraba. Para outras cores, vale a dica: gema de ovo para amarelo, cenoura cozida para laranja, folhas de espinafre cozidas para verde e blueberry para azul. Caso esteja na pressa ou prefira a praticidade dos corantes artificiais, certifique-se de não exagerar na quantidade. E claro: siga optando por sua massa caseira!
Um simples bem feito é melhor do que o complexo que não emociona. Um bolo de chocolate, de cenoura com chocolate, de leite ninho… nunca fazem feio na mesa do brasileiro! Mas é claro que uma inovação cai bem, e aqui, na Cake By Yu, nós adoramos testar combinações. Nossos grandes acertos são as combinações de chocolate com pistache e cream cheese com frutas vermelhas, além dos nossos bolos naked cake que, por não terem cobertura, dão uma abertura enorme para combinações criativas de massa e recheio – essa opção, modéstia à parte, é um dos queridinhos do nosso catálogo! Para completar a dica: na cobertura, ao invés de cremes e brigadeiros tradicionais, use ‘chantininho’ – chantilly batido com leite ninho e hidratado com leite condensado, uma mistura leve, adocicada e agradável.
Pense no tema da festa. Festas infantis pedem escolhas coringa, como chocolate e leite ninho, com composições divertidas na cobertura dos bolos. Alguns casamentos e festas de aniversários podem resultar numa decoração rústica, que pedem louças mais modestas e abrem oportunidades para frutas e um naked cake bem-feito. Um concrete cake, coberto com aquele creme de manteiga suíço que tanto amamos, é ideal para ambientes mais boho chic. A parte divertida da confeitaria não é só fazer o bolo, mas pensar como ele vai ficar à mostra no ambiente – um processo extremamente gratificante e especial.
Muitas receitas dispensam coberturas e recheios muito elaborados. Nessa pegada mais minimalista, arrematar a decoração numa composição de frutas e flores comestíveis têm o poder de encher os olhos dos convidados. Além disso, salpicar o bolo com açúcar de confeiteiro, canela e cacau em pó, por exemplo, também traz um resultado agradável. Para tanto, basta ser coerente.
Por fim, eis uma escolha coringa e que nunca faz feio. O brigadeiro por si só é uma receita que permite uma série de novas aventuras na cozinha. Usá-los na decoração do bolo, combinando os ingredientes entre si, é um passo infalível. Outros docinhos como o brigadeiro de morango e o macaron podem fazer bonito em bolos com uma temática mais cool ou elegante.
Que tal aproveitar as nossas dicas e dar novos ares nos bolos das festas e reuniões em amigos e família? E é claro: a gente aposta que todas essas dicas te deixaram salivando por um dos bolos deliciosos do nosso catálogo. Momento perfeito para um bom naked cake, um bolinho de chocolate com pistache… Tudo para adocicar e inspirar o seu dia, com o nosso trabalho feito com muito carinho e especialmente para você.